terça-feira, 19 de outubro de 2010

Iron Fucking Maiden \m/

Categories:


Iron (Fucking) Maiden é uma banda britânica formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, que além de fundador é compositor de mais ou menos 97 % das musicas do maiden não só as letras mais as musicas também, ex integrante das bandas Gypsy’s Kiss e Smiler . A banda foi e é umas das principais bandas do movimento musical conhecido como NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal). E seu nome foi inspirado em um instrumento de tortura medieval (ta bom Fox você estava certa) e também baseado no apelido da ex-primeira ministra Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos "Women in Uniform" e "Sanctuary".

Com aproximadamente 30 anos de estrada, 15 albuns de estúdio, 6 albuns ao vivo, 14 videos e varios compactos(singles), o Maiden é umas das principais e mais bem sucedidas bandas de Heavy Metal da história, vendeu milhões de álbuns ao redor do mundo e seu trabalho influenciou bandas como, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeath, Dream Theater, Blind Guardian entre outras.

Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Em 2005 em uma turnê nos E.U.A. foi adicionada a calçada da fama de Hollywood (isso mesmo Maiden na calçada da fama porra \m/). E não é só isso a banda também aparece em varias listas de maiores bandas de rock de todos os tempos.

O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest ao lado do Black Sabbath, Wacken Open Air, Gods of Metal, Lollapalooza, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.

A banda têm diversas canções baseadas em lendas, livros, histórias e filmes, entre as quais The Phantom of the Opera, The Wicker Man, The Prisoner, Stranger in a Strange Land - que é um romance de ficção científica de 1961, escrito por Robert A. Heinlein, Murders In The Rue Morgue, Flight of Icarus, Where Eagles Dare, Rime of the Ancient Mariner - baseada no poema de Samuel Coleridge -, To Tame a Land - da série de ficção científica Duna, de Frank Herbert - e The Trooper - canção baseada no romance The Charge of The Light Brigade. Outros temas bastante recorrentes nas músicas da banda são ocultismo, assassinato e escuridão, por exemplo, nas músicas Murders in the Rue Morgue e Innocent Exile e nas capas dos álbuns Sanctuary, Women in Uniform, Iron Maiden e Bring Your Daughter To The Slaughter.

A banda já teve várias formações diferentes alguns integrantes como:

* Doug Sampson – Bateria (1977–1979)

* Dennis Stratton – Guitarra, backing vocal (1979–1980)

* Paul Di'Anno – Vocal (1978–1981)

* Clive Burr – Bateria (1979–1982)

* Blaze Bayley – Vocal (1994–1999)

* Dennis Wilcock - Vocal (1976–1977)

* Barry Purkis – Bateria (1977)

* Paul Day - Vocal (1975–1976)

Sendo que em 1982 a banda começava a ganhar a cara que ela tem hoje, com a entrada de Bruce Dickinson assumindo os vocais da banda e gravando um dos albuns de maior sucesso da mesma o The Number Of The Beast que tbm marcou a saída do baterista Clive Burr e as baquetas do Maiden no ano seguinte passaram a ser do baterista (ou talvez melhor dizendo louco) Nicko McBrain .

Pode-se dizer que o grupo tenha tido duas fases, pois, pela primeira vez em sete anos, a formação da banda sofreu uma mudança, com a perda do guitarrista Adrian Smith. Smith foi substituído por Janick Gers que tinha participado no primeiro disco solo de Bruce Dickinson (Tattooed Millionaire) e em 1990 eles lançaram No Prayer for the Dying.

Mesmo com o metal perdendo espaço para o Grunge em 1992, os Maiden continuavam a encher estádios em todo o mundo. Dickinson continuava com seu estilo de cantar. Em 1993, houve uma grande perda, quando o vocalista saiu do grupo para seguir sua carreira solo. Bruce queria explorar outras vertentes do rock, mas aceitou permanecer na banda até o final da turnê, o que resultou no lançamento de diversos álbuns ao vivo. O primeiro, A Real Live One, que trazia as canções de 1986 a 1992, foi lançado em Março de 1993. O segundo, A Real Dead One trazia as canções de 1980 a 1984 e foi lançado logo após a saída de Bruce. Ele fez sua última apresentação com a banda (até voltar em 1999) em 28 de Agosto de 1993. A apresentação foi filmada pela BBC, transmitido para todo o mundo ao vivo e lançado em vídeo com o nome de Raising Hell.

Dá-se inicio a era de Blaze Bayley que gravou os álbuns The X Factor de 95 e o Virtual XI de 98 que é tida pelos fãs que é a fase mais fraca da banda.

Em 1999, Blaze Bayley foi retirado da banda, aparentemente por consenso mútuo. Meses depois, a banda anunciou que Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith estavam retornando, o que significava que a formação clássica de 1983-1989 estava mais uma vez formada. Também Janick Gers iria continuar com os dois guitarristas clássicos: o Maiden seria a primeira banda desde o Lynyrd Skynyrd (além da famosa formação "Triple Axes" da banda americana Leather Wolf) a ter três guitarristas. Logo depois do anúncio, o grupo fez uma turnê mundial, para celebrar a reunião, que foi um grande sucesso.

E desde então essa formação é mantida e álbuns após álbuns a sonoridade do Maiden vem mudando ficando um som mais técnico, como pode ser ouvido nos seus três últimos álbuns o dance of death, a matter life in death e o mais recente saído em agosto de 2010 o the final frontier .

A Radio que vai dominar o meu, o seu, o nosso mundO!

Related Posts

No Response to "Iron Fucking Maiden \m/"

Postar um comentário